Machine Learning em Ação: 3 Casos de Uso 'Customer Analytics' com Alteryx

By
3 Minutes Read

A ascensão da inteligência artificial (IA) transformou radicalmente a maneira como as empresas operam e tomam decisões. O que antes parecia ser reservado apenas para especialistas técnicos agora está ao alcance de qualquer pessoa, graças à automação e às plataformas intuitivas de aprendizado de máquina (ML). Uma dessas plataformas é a Alteryx Machine Learning, reconhecida por suas soluções inovadoras sem código em automações e machine learning.

Explore abaixo 3 cases de Alteryx Machine Learning em Customer Analytics, onde veremos como o Machine Learning capacita empresas a tomar decisões ágeis baseadas em dados, desde o planejamento de inventário até a análise detalhada do cliente e estratégias de venda, democratizando o acesso à análise avançada de dados, por ser uma plataforma no-code e self-service.

Customer Analytics Cases


CASE 1: Planejamento de Inventário

Dor da Indústria

"46% das PMEs não rastreiam inventário ou ainda usam um método manual" para planejamento de inventário. *¹
Sobre o Caso de Uso [Desafios]

Muitas empresas ainda dependem de dados históricos desatualizados e lutam para incorporar dados de todas as suas filiais, fornecedores, terceirizados, entre outros, devido a diferentes sistemas e tipos de dados.

Benefícios com Alteryx [Solução]

Os modelos de machine learning automatizados e self-service podem usar facilmente diferentes tipos de dados e sistemas para fornecer insights preditivos que podem ser utilizados para orientar decisões de compra e planejamento.

 

Alteryx Machine Learning: qualquer pessoa pode construir modelos de aprendizado de máquina para implementar processos de merchandising, materiais e planejamento de inventário usando Alteryx Machine Learning, plataforma totalmente guiada e sem código da Alteryx.

Capacidades e recursos do Alteryx ML neste case:

  • Processos analíticos e ML automatizados
  • Bibliotecas incorporadas para acelerar a análise
  • Planejamento de inventário e compras precisas

Produtos Relacionados:

 

CASE 2: Cliente 360 e Customer Churn

Dor da Indústria

"Menos de 10% das empresas têm uma visão completa 360º de seu cliente" e, daqueles que têm, apenas 5% podem usar os dados para crescer o negócio. *²
Sobre o Caso de Uso [Desafios]

Dados e análises desconectados levam a insights e previsões atrasadas, enfraquecendo a capacidade da empresa de usar todos os pontos de contato do cliente para fazer previsões de compra, pontuar a fidelidade, classificar compradores repetitivos e muito mais.

Benefícios com Alteryx [Solução]

Processos automatizados e modelos de aprendizado de máquina combinam dados históricos e atuais para fornecer insights preditivos sobre a compra do cliente, fidelidade e muito mais.

 

Alteryx Machine Learning: qualquer pessoa pode construir modelos de aprendizado de máquina para análises detalhadas do cliente e visualizações abrangentes de 360º do cliente usando Alteryx Machine Learning, plataforma totalmente guiada e sem código da Alteryx.

Capacidades e recursos do Alteryx ML neste case:

  • Processos analíticos e aprendizado de máquina automatizados
  • Bibliotecas incorporadas para acelerar a análise
  • Análise precisa e abrangente do cliente

Produtos Relacionados:

 

CASE 3: Upsell e Cross-Sell de Produtos

Dor da Indústria

De acordo com uma pesquisa SaaS de 2021, o upsell contribuiu com 36% da ARR, e a taxa de CAC foi quase 265% mais barata do que adquirir novos clientes ($0.63 vs $1.67). *³
Sobre o Caso de Uso [Desafios]

Pacotes e ofertas personalizadas superam opções one-size-fits-all, mas a maioria das empresas não tem a capacidade analítica ou o tempo para oferecer opções altamente personalizadas.

Benefícios com Alteryx [Solução]

Processos automatizados e modelos de aprendizado de máquina podem usar todos os dados da organização para entender quais opções e pacotes oferecer aos clientes e aumentar o sucesso de upsell e cross-sell.

 

Alteryx Machine Learning: qualquer pessoa pode construir modelos de aprendizado de máquina que ofereçam ofertas personalizadas a cada cliente usando Alteryx Machine Learning, plataforma totalmente guiada e sem código da Alteryx.

Capacidades e recursos do Alteryx ML neste case:

  • Processos analíticos e aprendizado de máquina automatizados
  • Bibliotecas incorporadas para acelerar a análise
  • Perfis precisos do cliente baseados em hábitos de compra passados e atuais

Produtos Relacionados:

Ao explorar os casos de uso, fica claro como o Alteryx Machine Learning está democratizando o acesso à análise avançada de dados, antes considerada exclusiva para especialistas técnicos.

Se a sua empresa está pronta para dar o próximo passo rumo a uma nova era de negócios impulsionados pelo ML, entre em contato conosco

Fonte: '15 Everyday Business Use Cases Where Machine Learning Makes an Immediate Impact - Alteryx'

Referências:

¹ Goldman Sachs
² https://www.gartner.com/en/documents/3816764/create-powerful-customer-experiences-with-a-360-degree-v
³ https://www.forentrepreneurs.com/wp-content/uploads/2021/10/2021-KBCM-SaaS-Survey.pdf


 

Picture of Larissa Santos

Larissa Santos

Author