Nordica Insights

Planejamento de RH: você está fazendo certo?

Written by Larissa Santos | 01/02/23 16:48

Conforme definido por Bulla e Scott em seu trabalho seminal, o planejamento de Recursos Humanos (RH) é “o processo para garantir que os requisitos de recursos humanos de uma organização são identificados e planos são feitos para satisfazendo esses requisitos.”¹. Definir o planejamento de RH é uma coisa; ter o processo executado sem problemas e eficientemente é outra bem diferente.

Para o planejamento de RH, existem duas abordagens para responsabilidade: uma é o planejamento central, onde o departamento de RH ou o gerente de recursos humanos assume aresponsabilidade por toda a divisão ou organização; o outro é o planejamento distribuído, onde chefes de equipe ou membros fazem o planejamento para seus grupos dentro do organização.

Em ambos os casos, a função não é tipicamente um C-level,  porque o processo geralmente é de baixo para cima e não planejado para uma perspectiva plurianual. No entanto, não cometa este erro – a prática é muito importante.

Idealmente, o planejamento de RH deve servir como um elo entre gestão de recursos humanos e estratégia global do plano de uma organização. Envelhecimento da população de trabalhadores em países mais industrializados e demandas crescentes para trabalhadores qualificados (ou seja, a chamada “lacuna de habilidades”) mudaram a importância do planejamento de RH em prática organizacional, e esse desenvolvimento é provável que irá aumentar ainda mais nos próximos anos.

De acordo com o Gartner, iniciativas de mudanças rápidas e transformações de negócios exigem que diretores de RH e líderes de RH invistam em tecnologias de planejamento da força de trabalho para otimizar a composição, custo e produtividade.²

Este whitepaper examina as cinco etapas essenciais para planejamento estratégico e gestão da força de trabalho, explica as tecnologias que podem dar suporte a essas etapas e oferece casos que mostram como a adoção da tecnologia ao planejamento  pode agilizar o gerenciamento da força de trabalho com
benefícios consideráveis ​​para a organização.

 

¹ Bulla, D. N. and Scott, P. M., “Manpower Requirements Forecasting: A Case Example,” in Human Resource Forecasting and
Modeling, ed. D. Ward, T. P. Bechet, and R. Tripp, Human Resource Planning Society, New York, 1994.
² Poitevin, Helen and Tervolino, Christopher, “Human Resources Technology Options for Workforce Planning,” Gartner, July 2015.