Veja três casos de uso de Gestão de pessoas e Inteligência artificial

By
3 Minutes Read

Na era de transformação digital e mudança acelerada, a gestão eficaz de pessoas é crucial para o sucesso de qualquer organização. No entanto, o cenário de People Operations frequentemente se depara com desafios complexos, desde a atração e retenção de talentos até a análise da satisfação dos funcionários.

Essas questões, historicamente, exigiam processos demorados e subjetivos, muitas vezes resultando em decisões que não refletiam plenamente as necessidades da empresa ou dos colaboradores. É aqui que a Inteligência Artificial (IA) entra como um catalisador de mudança, oferecendo soluções inovadoras e baseadas em dados para os problemas mais prementes de People Operations.

Veja 3 casos de uso em People Operations:

 

CASE 1: Recrutamento,  Retenção e Orientação de RH

Dor da Indústria

Até 2023, especialistas estimam que 35% dos funcionários norte-americanos devem abandonar seus empregos¹ em busca de novas perspectivas de trabalho e até 2030, a escassez de mão de obra qualificada² será um desafio para muitos países

 

Sobre o Caso de Uso [Desafios]

À medida que a concorrência em busca de profissionais qualificados se torna cada vez maior, é necessário identificar os principais fatores que levam as pessoas a pedir demissão e entender qual é a força motriz para recrutar novos talentos..

Benefícios com IA [Solução]

Processos automatizados e modelos de aprendizado de máquina podem ajudar profissionais de RH a projetar políticas e diretrizes que atraiam e retenham funcionários.

Com Alteryx Machine Learning, plataforma de IA da Alteryx:

A plataforma guiada e sem código da Alteryx habilita todos a desenvolver modelos capazes de entregar resultados inovadores para estimular programas e iniciativas da empresa.

Capacidades e recursos do Alteryx ML neste caso de uso:

  • Processos analíticos e ML automatizados
  • Bibliotecas integradas para acelerar a análise
  • Recomendações preditivas para aumentar a retenção

Produtos Relacionados:

 

CASE 2: Análise e Pesquisa de Satisfação Interna

Dor da Indústria

70% dos funcionários dizem que seu senso de propósito é definido pelo trabalho, e apenas "15% dos gestores e líderes executivos³" afirmam conseguir alcançar suas principais metas no ambiente profissional.
Sobre o Caso de Uso [Desafios]

Desbloquear valor e insight das pesquisas com funcionários geralmente é um processo demorado e pode limitar a oportunidade de mudanças positivas promovidas pelas empresas.

Benefícios com IA [Solução]

Processos automatizados e modelos de aprendizado de máquina podem identificar lacunas, fraquezas e áreas de melhoria que impulsionam mudanças positivas e aumentam a satisfação dos funcionários.

Com Alteryx Machine Learning, plataforma de IA da Alteryx:

Qualquer pessoa pode construir modelos de aprendizado de máquina que forneçam opções preditivas com base no feedback dos funcionários usando a plataforma de aprendizado de máquina totalmente guiada e sem código da Alteryx.

Capacidades e recursos do Alteryx ML neste caso de uso:

  • Processos analíticos e aprendizado de máquina automatizados
  • Bibliotecas integradas para otimizar a análise
  • Insights preditivos e alinhamento dos colaboradores à estratégia organizacional

Produtos Relacionados:

 

CASE 3: Atendimento ao cliente com Analytics

Dor da Indústria

63% dos consumidores e 76% dos clientes B2B "esperam que empresas consigam identificar suas principais exigências e necessidades particulares⁴."
Sobre o Caso de Uso [Desafios]

Atender a expectativas dos clientes significa possuir serviços personalizados, capacidades preditivas e governança de dados para satisfazer as demandas e prioridades comerciais de cada negócio.

Benefícios com IA [Solução]

Processos automatizados e modelos de ML produzem análises sobre os dados mais recentes para que sejam oferecidos os produtos e serviços adequados que respondam às necessidades individuais dos consumidores.

Com Alteryx Machine Learning, plataforma de IA da Alteryx:

Qualquer usuário pode elaborar cenários que produzem análises baseadas em dados precisos, prognósticos e recomendações de produtos e serviços com a plataforma de ML totalmente guiada e sem código da Alteryx.

Capacidades e recursos do Alteryx ML neste caso de uso:

  • Processos analíticos e aprendizado de máquina automatizados
  • Bibliotecas integradas para acelerar a análise
  • Manutenção preditiva de produtos e serviços.

Produtos Relacionados:

Em cada um desses casos vimos como a inteligência artificial e machine learning estão transformando a gestão de pessoas, oferecendo soluções inovadoras para problemas comuns da indústria. Com processos automatizados e modelos acessíveis, as empresas podem impulsionar mudanças positivas em suas práticas de RH, melhorar a satisfação dos funcionários e atender às expectativas dos clientes de forma mais eficaz. 

Se a sua empresa está pronta para dar o próximo passo rumo a uma nova era de negócios impulsionados pelo ML, entre em contato conosco

Fonte: '15 Everyday Business Use Cases Where Machine Learning Makes an Immediate Impact - Alteryx'

Referências:

¹https://www.yahoo.com/now/employee-retentiontakes-importance-demographics-192000458.html

²https://www.iberglobal.com/files/The_Global_Workforce_Crisis_bcg.pdf

³https://www.mckinsey.com/business-functions/people-and-organizational-performance/ourinsights/help-your-employees-find-purpose-orwatch-them-leave

https://c1.sfdcstatic.com/content/dam/web/en_us/www/documents/research/salesforce-state-of-theconnected-customer-4th-ed.pdf


 

Picture of Larissa Santos

Larissa Santos

Author