Raia Drogasil transformou a jornada de inovação em dados com Alteryx

By
1 Minute Read

A Raia Drogasil (RD), fusão entre Raia, Drogasil e em 2019 Onofre, é uma companhia com mais de 2.700 lojas físicas distribuídas por 24 estados, com 47.000 funcionários. No ano de 2022 teve uma receita bruta em torno de R$ 30,9 bilhões. Tem como propósito “Cuidar de perto da saúde e bem-estar das pessoas em todos os momentos da vida”. Para a RD, o cliente é o centro de tudo.

Possui um portfólio integrado de ativos focados na saúde e no bem-estar, em Varejo Multicanal e Marketplace; Engajamento e Fidelização; Promoção de Saúde; Acesso, Aderência e Especialidades; Consultas e Exames; e Marcas Próprias.

A empresa vem crescendo no digital. A área de Data & Analytics, que está em constante evolução, é o fio condutor para que a transformação digital continue. Com isso, o investimento em democratização de dados tornou-se imprescindível, pois as áreas de negócios da RD tinham maturidades diferentes, sem capacitações e estratégias governadas de tecnologia, com dados espalhados em diversos repositórios.

Suzeli Zuim, gerente de BI e governança de dados da RD, contou para a NORDICA no webinar “Caso Prático – Inovação e Cultura Analítica na Raia” que novas estratégias foram traçadas e para conseguir aplicá-las era necessária uma plataforma ágil, escalável, robusta, que garantisse a governança dos dados e autonomia das áreas envolvidas. Depois de estudos para escolher a que melhor se adequava, o Alteryx foi selecionado.

Suzeli mencionou que após adoção do Alteryx, a RD ganhou autonomia e performance nas áreas e gerou insights qualificados. Por ser uma ferramenta simples de usar, até quem não era especialista em tecnologia foi capaz de aplicar no dia a dia.

Com o programa de adoção do Alteryx acontecendo dentro da empresa, surgiram casos de uso interessantes em diversas áreas de negócios, com resultados surpreendentes, como:

  •  Área Comercial: ganho de produtividade no processamento para criação de KPI's, de 4 horas para 40 minutos (economia de 83% do tempo de processamento).
  • Área Multicanais: ganho de produtividade no processamento para criação de KPI's. Redução de 4 horas para 20 minutos (economia de 92% do tempo de processamento).

Com isso, foi possível perceber que a mudança de cultura e democratização de dados abraçou a estratégia de Data & Analytics da RD. Trabalhar de forma colaborativa, com dados sendo um facilitador, fez com que as áreas de negócios evoluíssem nas tomadas de decisões e processos de negócios, além de ter proporcionado ganho de produtividade.


Clique Aqui e Assista ao Webinar Completo

 

 

Picture of Larissa Santos

Larissa Santos

Author