Contra Crimes Financeiros: Banco Mitsubishi (MUFG) utiliza Alteryx para Compliance Global

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Com o Alteryx, reduziram de 130 para 5 horas o processo de limpeza de dados, ampliaram o escopo de pesquisa e aperfeiçoamento de processos resultando na aceleração da transformação digital.

O banco MUFG (Mitsubishi UFJ Financial Group, Inc.), quinto maior grupo financeiro do mundo com 2,8 trilhões de dólares em ativos, introduziu o Alteryx para cumprir sua missão de construir um sistema globalmente integrado de crimes financeiros e consistente ao programa de compliance.

Sediado em Tóquio e com uma história de aproximadamente 360 anos, o MUFG com mais de 180.000 funcionários possui uma rede global com 2.700 escritórios em mais de 50 países. 

A Alteryx entrevistou Tomohiro Yoshimine ( Head de CFOJ COE do Japão), Nobuhisa Hamada e Yoshiro Fujimori (Unidade de Tecnologia do Grupo de Operações GFCD), e Yuji Matsuura e Seiichiro Ono (Time de Intelligence & Analytics [ I&A] FCOJ COE do Japão) para contarem sobre a experiência ao optarem pela adoção do Alteryx, e que tipos de mudanças e efeitos obtiveram nas operações do GFCD (Global Financial Crimes Division).

A Divisão Global de Crimes Financeiros do banco MUFG foi criada para combater crimes financeiros globais e proteger  a confiança do sistema financeiro

A Global Financial Crimes Division (GFCD) foi lançada em novembro de 2017. Com sede na cidade de Nova York, onde se concentram informações e insights sobre crimes financeiros globais, a GFCD atua em quatro locais, incluindo Londres, Singapura e Tóquio.

A missão foi criar um programa de compliance de crimes financeiros que seja consistente e integrado globalmente

As autoridades reguladoras não se limitam a vigiar somente lavagem de dinheiro e saída de fundos para países economicamente sancionados, mas também recomendam que as instituições financeiras ao redor do mundo utilizem novas tecnologias para detectar crimes financeiros.

“O lançamento da GFCD demonstra o compromisso do MUFG Bank em manter a confiança nas contramedidas financeiras e na luta contra os crimes financeiros em todas as áreas de negócio. Nossa missão é estabelecer e entregar um ambiente globalmente integrado e consistente para o programa de compliance de crimes financeiros, que nos permite cumprir padrões regulatórios de crimes nas jurisdições em que operamos", diz Mr. Yoshimine.

Alteryx foi implantado para unificar sistemas globais e manuseio de grandes volumes de dados

Desafio 1: Processamento de dados massivo e sistemas de TI diversificados

O Banco MUFG, como um megabanco, possui um grande número de transações de dados. Nas operações AML, a equipe tinha que julgar com seus próprios olhos cada caso detectado pelo sistema, um por um, caso fosse realmente suspeito. Também tinham que detectar novas transações de alto risco, o que era um desafio e requeria uma carga de trabalho significativa.

"A quantidade de dados era enorme, o que dificultava para a equipe checar e julgar com os próprios olhos. Além disso, havia poucos sistemas de TI e pessoas para encontrar ligações entre as transações. Também tínhamos problemas para encontrar itens de risco e focar neles conforme os tipos de transações se tornavam mais e mais complexas", afirma Sr. Yoshimine.

A I&A (Intelligence & Analytics), que desenvolve as operações, também considerou que as questões que o Sr. Yoshimine apontou existiam.

"Uma das missões do I&A é analisar dados de centenas de milhares de transferências domésticas e remessas ao exterior. O processo antigo era ineficiente, já que dependíamos de tarefas manuais no Excel, o que nos demandava horas”. (Sr. Ono)

"A I&A precisava de análises avançadas contra riscos cada vez mais complexas. No entanto, quando lançamos o I&A, não havia ferramentas para este objetivo. Essa ausência de tecnologia provou ser um desafio na realização de análises confiáveis", conta Mr. Ono.

"O ponto principal era como lidar com os dados em diferentes formatos para utilizá-los como dados consistentes, sem desenvolver o sistema de TI. Em termos de custo de reparo do sistema, também consideramos a rapidez com que poderíamos obter lucro, reduzindo as diferenças tanto quanto fosse possível e melhorar o desempenho", Sr. Fujimori.

Desafio 2: Insuficiência de cientistas de dados com capacidade para realizar análise exploratória

O MUFG Bank precisava de habilidades e técnicas de análise exploratória de dados para detectar crimes financeiros globais e agir rapidamente. A questão era como eles poderiam ajustar o monitoramento de cenários e analisar estatisticamente os dados e gerar alertas. Eles tiveram que ser mais preditivos para detecção de ameaças em potencial.

"Não poderíamos nos comunicar se não tivéssemos o mesmo conjunto de habilidades/conhecimentos. Ao lidar com idiomas difíceis ou várias bibliotecas, tivemos que contar com pessoas que poderiam entendê-los. Por outro lado, não há muito que possamos fazer em Excel. Profissionais em análises de dados, mas não em processamento de dados, enfrentavam dificuldades com uma grande quantidade de dados, gastando muito tempo e esforços na tarefa" (Sr. Fujimori)

“Um grande volume de dados de transações é gerado em Tóquio, desde clientes particulares até empresas líderes. Sem analisar os dados em Tóquio, onde lidamos com uma gama complexa e diversificada de produtos, não conseguíamos detectar riscos corretamente" (Sr. Hamada)

Previa-se que seria necessário um número considerável de cientistas de dados para usar novas tecnologias, mas, atualmente, não há cientistas de dados suficientes no mercado de trabalho japonês. É por isso que decidiram utilizar o Alteryx, que tem uma ótima interface de usuário, que pode ser facilmente usada por pessoas que ainda não estão familiarizadas com ferramentas de análise.

 

Três fatores decisivos para escolher o Alteryx 

Primeiro ponto: interface de usuário fácil de usar

Em primeiro lugar, deve ter uma excelente interface de usuário e ser intuitivo de usar. O ponto principal é ser um produto que dispensa habilidades em codificações.

"Estávamos procurando algo que fosse imediatamente compreensível e fácil de usar." (Sr. Fujimori)

Uma plataforma user-friendly tem sido fortemente solicitada para as operações em campo desde aquela época.

"Os principais fatores decisivos na escolha do Alteryx foram os recursos fáceis de usar, mesmo para banqueiros que nunca utilizaram essas ferramentas, flexibilidade para fazer mudanças e facilidade para compreender visualmente a etapa de processamento" (Sr. Matsuura).

Segundo ponto: motor poderoso para manipular grandes quantidades de dados

O próximo ponto a ser considerado é que o motor deve ser poderoso o suficiente para lidar com limpezas de dados (processamento de dados), que é complexo e precisa de um carregamento de alto processamento. De acordo com o Sr. Hamada, o "data-processing perspective" é fundamental.

Terceiro ponto: capacidade de rede para habilitar gestão de dados centralizada

Mencionaram também o poder de network systems que podem ser centralmente gerenciados em todo o mundo.

"Precisamos da capacidade de colocar servidores em vários locais, e, em seguida, conectar eles organicamente. Acho que a grande vantagem do Alteryx é que ele atende requisitos completamente diferentes ao mesmo tempo, como conectar servidores e gerenciar propriedades intelectuais em um só lugar”, (Mr. Fujimori).

A I&A também pediu que experiência e conhecimento fossem facilmente compartilháveis em nível de workplace, para que os processos sejam visualizados.

"O know-how da análise, que é o acúmulo de trabalho detalhado, tende a se concentrar individualmente. Também era importante para nós poder passar o know-how para a próxima geração e visualizar o processo analítico", (Sr Ono).

No final, o Alteryx foi escolhido como o sistema para enfrentar esses desafios.

"Por fim, a capacidade do Alteryx Server de compartilhar fluxos de trabalho globalmente foi muito atraente para nós", (Mr. Hamada).

 

Ansiedades imediatamente depois do treinamento de introdução e das ferramentas

Quando implantaram o Alteryx pela primeira vez, não estavam confiantes em utilizá-lo devido à falta de experiência e conhecimento. Em particular para I&A, que trabalha diretamente com Alteryx, um grande fator era que o Alteryx poderia impactar significativamente no processo de trabalho e desempenho das tarefas.

No entanto, Mr. Matsuura diz que eles se acostumaram a lidar com isso e tornou-se uma das ferramentas essenciais, graças ao treinamento contínuo.

"Os profissionais criaram manuais de operação e realizaram sessões de estudo para compartilharem conhecimento." (SR. Matsuura).

Introduzir o Alteryx também foi um ponto de virada para a GFCD. Depois de adotado, quais foram os efeitos e como foi recebido internamente?

Eficácia Alteryx e avaliação após a implantação

Cerca de um ano após a implantação do Alteryx, perceberam que ele não fazia apenas o processamento de dados mais eficiente e rápido, mas gerou também benefícios inesperados, como habilidades de análises individuais aprimoradas e a capacidade de revisar operações do negócio.

Efeito 1: redução no número de pessoas-horas gastas no processamento de grande volume de dados em cerca de 26%.

Em primeiro lugar, o Alteryx permitiu aumentar a eficiência do trabalho analítico do banco.

“O processo de limpeza de dados, que costumava levar trimestralmente 130 horas por sessão, foi reduzido para cerca de 5 horas. Percebemos que ter um processamento de banco de dados robusto é incrivelmente útil e eficaz na melhoria dos processos" (Sr. Hamada)

Eles também puderam dedicar mais tempo em estudos individuais que exigem uma pesquisa mais aprofundada, reduzindo a enorme quantidade de dados sobre milhares de casos a apenas algumas dezenas para serem analisados. Foram capazes de realizar mais trabalhos do que jamais imaginaram, ampliando o escopo de pesquisa e tornando o trabalho mais sofisticado.

Ono diz que o ponto mais apreciável é a "facilidade de uso". Eles podem agora limpar grande quantidade de dados para análises breves. 

"Tivemos que expandir nosso escopo de trabalho à medida que novos produtos e os tipos de transações foram aumentando, mas não conseguíamos responder aos pedidos a tempo devido a um recurso limitado, como o número de membros. O Alteryx nos tornou mais eficientes, acelerou operações e expandiu nossa cobertura" (Sr. Matsuura).

Efeito 2: permitiu que as pessoas melhorassem suas habilidades (recursos expandidos para tratamento de dados e análises)

Antes da implantação, a criação de um programa exigia um processo de análise de negócio, design detalhado e codificação por um desenvolvedor. Com o Alteryx, no entanto, a pessoa responsável pode criar workflows de forma tão intuitiva quanto a colocação de ícones. Se o usuário sentir que algo não está certo com o fluxo, ele pode reorganizar e experimentar o fluxo de trabalho sozinho, como "Vamos conectar este com aquele" ou " E se eu fizer isso junto?"

“Com o Alteryx, posso pensar em projetos enquanto codifico em minha mesa. Também posso refinar meu design e lógica visualizando o workflow. Limpando minuciosamente o workflow, posso também organizar a lógica, design de negócios e requisitos de negócios. Essas foram vantagens inesperadas para mim." Sr Fujimori

Sr. Hamada diz que o uso do Alteryx também contribui para o desenvolvimento de recursos humanos.

"Mesmo depois que as pessoas, que antes eram amadores no processamento de dados, tiveram o treinamento, eles ainda estão desafiando seus workflows. Neste processo, os recursos humanos são gradativamente promovidos. Também é fácil compartilhar conhecimento. Valorizamos o fato do Alteryx também funcionar bem em termos de desenvolvimento do capital humano." (Sr. Hamada).

“Antigamente, quando decidíamos "fazer alguma coisa", tínhamos que começar apresentando um documento de definição de requisitos para o departamento de sistemas. Agora, podemos dizer, ‘Nos forneça os dados primeiro, e nós cuidaremos disso'. Desde que tenhamos os dados e as ferramentas, o usuário final (a pessoa responsável no campo) pode interagir com os dados da maneira que desejar. Acredito que qualquer usuário final será capaz de alcançar o que deseja à medida que o data lake é aprimorado e suas habilidades com o Alteryx também." (Sr. Fujimori).

Efeito 3: aceleração da transformação digital dentro do banco

Segundo o sr. Hamada, eles puderam visualizar a necessidade da transformação digital do Banco MUFG em um ano após Alteryx ser implantado.

“Entre a criação de ferramentas para lidar com processos analíticos anteriormente manuais e constantemente melhorar as habilidades do pessoal envolvido na análise de dados, a conscientização da necessidade de transformação digital no banco tornou-se ainda mais evidente graças a introdução do Alteryx." (Sr. Hamada).

“Atualmente, as discussões e colaborações com a Divisão de Transformação Digital foram ainda mais intensificadas para impulsionar a transformação digital em todo o banco, e tornou-se mais fácil promover novas iniciativas. Estou muito agradecido que a introdução do Alteryx resultou nisso." (Sr. Hamada).

Efeito 4: com análises mais sofisticadas, I&A começou a evoluir

A I&A agora é capaz de realizar análises ainda mais sofisticadas graças à otimização das funções com o uso do Alteryx. Com essa tendência, as avaliações internas de I&A mudaram gradativamente.

“Nossa missão é realizar análises avançadas, mas não teríamos conseguido sem o Alteryx. A equipe de I&A pode trabalhar de forma independente, e isso é um crédito para nós internamente." (Sr. Ono)

 

Prevenindo crimes financeiros globais com o fortalecimento e melhoramento de sistemas

"Entendemos que atualmente usamos apenas uma parte dos recursos do Alteryx, então ainda há potencial significativo para que possamos utilizá-lo ainda mais. Acreditamos que seremos capazes de combater crimes financeiros de forma mais profunda e ampla, alavancando várias funções do Alteryx.” (Sr. Matsuura).

Para concluir, a Alteryx perguntou ao Sr. Yoshimine sobre as perspectivas futuras.

“Vamos continuar reforçando a equipe para responder adequadamente ao aumento da demanda para compliance contra crimes financeiros. Em particular, gostaríamos de aumentar a capacidade de detecção de transações de alto risco com base em data analysis, promovendo a TI e digitalização, ao mesmo tempo em que tornamos nossas operações mais ativas e ágeis, otimizando trabalho e eficiência." (Sr. Yoshimine).

 

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