Veja como o RCI Bank utilizou Alteryx para transformar a gestão de dados
O RCI Bank and Services, braço financeiro do Grupo Renault, leva soluções de financiamento em crédito e leasing aos clientes, particulares e profissionais. A subsidiária espanhola oferece também desde 2020 produtos de poupança para clientes de varejo sob a marca “Renault Bank”. Este é o primeiro banco de poupança 100% digital lançado por uma financeira espanhola.
OS DADOS SÃO OS ATIVOS MAIS IMPORTANTES
Com foco na digitalização e gestão de dados, o diretor de dados Jaime Periquet, da RCI Bank and Service Espanha, afirma
“O objetivo é permanecer na liderança da tecnologia e do universo digital, porque isso é um fator determinante para o mercado financeiro. O foco principal são os dados, eles representam os ativos mais importantes e um elemento estratégico do nosso trabalho – é nosso ganha pão! Dessa forma, conseguimos acelerar os negócios do Grupo Renault, mesmo sendo uma filial com faturamento inferior em relação a outras divisões da organização. Possuímos um diferencial para trabalhar com startups, e isso nos torna uma referência tecnológica no setor. Além disso, as taxas de intervenção são muito elevadas e nossa resposta tem sido extremamente eficiente".
Segundo Periquet, o RCI Banck and Services se tornou pioneiro na Espanha com a implementação de modelos preditivos graças ao Alteryx, sendo o único país a aplicar métodos de previsão conectados diretamente com instituições financeiras.
“Em termos de gestão de dados, contamos com um data warehouse e oferecemos soluções inovadoras. Ao longo da trajetória de 20 anos, o RCI tem sido responsável por apoiar e liderar mudanças e estratégias analíticas globalmente. Para o resto da empresa, o grupo criou um departamento específico com o papel central atribuído ao diretor de dados. Também há um programa de governança e um modelo operacional que define responsabilidades, funções, além da tecnologia e estrutura necessárias para gerenciar dados em escala global."
CENÁRIO ANTES DO ALTERYX
Antes da adoção do Alteryx, o potencial de inovar e executar novos projetos do RCI era limitado, pois para determinar preços, calcular riscos, fazer previsões de vendas, prever resultados e cobrar dívidas utilizavam Excel, além de diversas plataformas separadas, como Data Warehouse da Oracle, Software de ERP, CRM do Salesforce, entre outros, que deixavam as informações dispersas, dificultando o trabalho da equipe.
CENÁRIO PÓS-IMPLANTAÇÃO DO ALTERYX
O departamento de controle de gestão do RCI Bank and Services utilizou Alteryx com objetivo de automatizar e limpar arquivos Excel com fórmulas, conectando dados completos. Isso fez com que o banco descobrisse os recursos e benefícios do Alteryx e decidisse incorporar como investimento estratégico global.
Com Alteryx, foram capazes de reduzir milhões de linhas de código apenas ao clicar e arrastar uma caixa. Assim, conseguiram simplificar o gerenciamento do fluxo de trabalho e a criação de novos processos analíticos.
O Alteryx proporcionou maior autonomia e liberdade de trabalho para as equipes de dados, departamento de risco e profissionais que desenvolvem projetos mais sofisticados. A otimização do tempo da equipe fez com que os colaboradores pudessem concentrar seus esforços de trabalho no gerenciamento de dados de forma eficaz, ao invés de ter que estruturar processos repetitivos.
Hoje, a empresa ganhou agilidade, se tornando dez vezes mais ágil, com uma estrutura flexível, aumentando a produtividade.
A equipe deixou de usar 5 sistemas de bancos de dados e passou a administrar mais de 30 aplicações simultaneamente. O Alteryx democratizou ferramentas ETL e recursos de Data Science, antes inacessíveis para muitas pessoas. A centralização das informações facilita o acesso de todos os departamentos da organização.
Em pouco tempo, todos começaram a notar os resultados. A otimização do processamento de dados no Excel melhorou substancialmente em questão de semanas. E o modelo analítico avançado gerou impacto nos negócios em menos de 6 meses.
"O Alteryx não substituiu nenhuma tecnologia existente. Ao contrário, ele tem sido fundamental para aprimorar a eficácia de nossas ferramentas e obter um ecossistema com recursos interligados", explica o Jaime Periquet.
Com Alteryx, a criação de novos aplicativos que antes exigiam meses de trabalho, passaram para apenas alguns dias.
Na gestão de dados, modelagem preditiva complexa e otimização de recursos internos, o RCI Bank and Service conseguiu dar um salto enorme. O trabalho manual de processar cerca de 200 mil e-mails por ano foi substituído por um modelo preditivo que estabeleceu conexão com o SFDC, que possibilitou avaliar os conteúdos em 40 categorias com taxa de sucesso de 90%. Com isso, foi possível aumentar a taxa de contato de 50% para 80%, reduzindo o risco reputacional.
Foi possível a ampliação da aprovação automática de créditos no grupo, com modelos de regressão logística treinados pelo Alteryx. Com isso, os agentes fiscais economizam tempo e direcionam para tarefas mais relevantes, impactando positivamente a performance e orçamento da empresa.
A implementação do modelo de detecção de fraudes também foi um destaque, já que ajudou a minimizar o volume de revisões manuais, reduzindo quase 50% o número de fraudes e influenciando o custo de riscos, que caiu para cerca de 30%, que representa uma economia de milhões de euros por ano e aumento significativo da receita líquida. Houve também redução da taxa de erros em 50%, deixando para traz as falhas que ocorriam.
A tecnologia também motivou os colaboradores, que fez com que a taxa de turnover reduzisse de 20% para menos de 10%, aumentando a retenção de talentos.
Resumo dos principais ganhos do RCI Bank and Services:
- Com a automatização, conseguiram otimizar recursos, classificar e processar mais de 200 mil e-mails anuais, com taxa de sucesso de 90%
- Aumento de 30% na aprovação do crédito automático com uso de modelos de regressão logística, treinados pelo Alteryx.
- Otimização do tempo de trabalho de agentes fiscais, que puderam se concentrar em projetos de alto valor agregado
- Impactos positivos na performance e orçamento da empresa, melhorando as condições de trabalho das equipes.