DataRobot para Seguradoras
Setor de seguros
As seguradoras de hoje têm adotado IA e utilizado cada vez mais a ciência de dados nas mais diversas operações. No que se refere ao processo, essas empresas têm melhorado a rentabilidade, eficiência e proporcionado experiência otimizada ao cliente.
DataRobot é uma plataforma de inteligência artificial de ponta a ponta, pioneira em Automated Machine Learning, que promove uma verdadeira revolução do uso de inteligência artificial, trazendo eficiência e produtividade em projetos de ciência de dados. Já é utilizado por mais de 1000 empresas em todo o mundo, inclusive no Brasil.
O DataRobot possui uma biblioteca com mais de 400 modelos proprietários e públicos de Machine Learning, que combinados, possibilitam mais de 4 mil abordagens diferentes. Basta definir um problema de negócio (como probabilidade de inadimplência em uma carteira de crédito, por exemplo), uma base de dados histórica relacionada a esse problema, a variável alvo (inadimplente ou não), e um critério de avaliação de acuracidade, e o DataRobot automaticamente treina diversos modelos de ML.
IA e o setor de seguros
O DataRobot disponibiliza às seguradoras o poder incomparável para otimizar escolha de mercado, subscrição, precificação e operações de gestão de sinistros. Com a utilização do DataRobot no setor de seguros, é possível implementar análises em uma fração do tempo usual, proporcionando maior velocidade de chegada ao mercado, precificação mais precisa por machine learning, taxa de sinistralidade reduzida e índices de conversão mais elevados.
Seleção de riscos estratégicos
- Identifique os prospects mais rentáveis.
- Acelere os índices de conversão.
- Melhore a precisão das cotações.
- Reduza o churn e aumente o índice de renovações.
- Dissemine as melhores práticas.
Precisão na precificação e reservas
- Acesse algoritmos de machine learning de ponta.
- Utilize modelos de precificação sem reprogramação.
- Aumente a precisão dos custos com sinistros.
- Formule tarifas cinco a quinze vezes mais rápido.
- Estime as perdas individualmente para cada sinistro.
- Estabeleça reservas, de forma precisa, de baixo para cima.
Gestão otimizada de sinistros
- Classifique sinistros para processamento automático ou manual.
- Sinalize sinistros potencialmente fraudulentos.
- Identifique oportunidades de sub-rogação.
- Antecipe a gravidade dos sinistros e potenciais de grandes perdas.
- Otimize o desempenho do regulador com atribuições baseadas em resultados.
Estudos de caso - seguros!
Não há qualquer função no setor de seguros que não seja impactada pela utilização da inteligência artificial e machine learning. Além de automatizar e fundamentar os processos tradicionais, a IA e o machine learning disponibilizam novos recursos que capacitam as seguradoras na otimização de cada função da cadeia de valores do seguro.
O DataRobot ajuda as seguradoras por meio de:
- Operações podem interagir com modelos do DataRobot diretamente a partir do REST API;
- DataRobot pode exportar modelos em Java .jar ;
- DataRobot pode gerar código-fonte de pontuação em Java ou Python;
- DataRobot pode gerar um aplicativo de pontuação com sua própria interface de usuário baseada na web.
Esse recurso é fundamental para alertar os usuários sobre a oscilação progressiva antes que seu impacto se manifeste nas demonstrações financeiras e você perca sua vantagem competitiva — ou seu emprego.
Machine learning também ajuda as seguradoras a desenvolver modelos de estimativa de perdas individuais (ILD) — superando as limitações de GLMs tradicionais, analisando e gerenciando o impacto das diferentes variáveis de perda ao longo da vida de um sinistro
-
“O DataRobot disponibiliza todas as ferramentas que você precisa. Isso democratiza o machine learning em todo o negócio.”
Pardeep Bassi
Head de Data Science, LV
-
“Queremos ser verdadeiramente focados no cliente, com todos os nossos 16 milhões de clientes e, para isso, precisamos ser capazes de prever o comportamento potencial de cada um deles para preparar a oferta mais adequada, no momento mais apropriado. Não há como focar no cliente da forma como queremos sem o machine learning.”
Paul Davies
Head de Data Science, Domestic & General